(AS NOSSAS HISTÓRIAS)
Sistemas de Gestão Ambiental
Programas de certificação ambiental
(visão geral)
Programas de certificação ambiental
A Sonae reconhece a sua dependência e influência, direta e indireta, nos ecossistemas naturais, decorrente das suas atividades, dos seus produtos e serviços. O compromisso da Sonae com a redução dos impactos ambientais dos seus negócios e operações está patente na sua abordagem estratégica à sustentabilidade, em particular nos eixos de descarbonização, circularidade, e biodiversidade e água, que foi estruturado tendo em conta um processo sistémico de avaliação de materialidade.
Nesse sentido, ao nível dos nossos negócios, procuramos conhecer os principais impactos ao longo da cadeia de valor e gerir os riscos ambientais associados, com uma abordagem ativa que inclui a definição de políticas, objetivos e metas, práticas de gestão e acompanhamento de métricas de desempenho, alinhando com as melhores práticas de mercado, metodologias e contexto regulatório. De modo a promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das infraestruturas e operações e robustecer o processo inerente ao cumprimento das obrigações legais, as empresas adotaram um programa de certificação ambiental, segundo a norma internacional NP EN ISO 14001:2015, acompanhado por certificadora acreditada independente.
À luz das especificidades dos seus setores de atuação, a MC definiu a sua Política de Ambiente, a Worten publicou a sua Política de Sustentabilidade e a Sierra assumiu a sua Política de Segurança, Saúde e Ambiente, onde se comprometem a minimizar o impacto ambiental das suas atividades.
Em 2023, a Worten implementou e certificou o seu sistema de gestão ambiental, de acordo com a norma NP EN ISO 14001:2015, a nível corporativo, onde 88% da área operacional da Worten encontrava-se certificada pelo Sistema de Gestão Ambiental. Seguindo a mesma abordagem, a MC tem um mapa de ação para a melhoria contínua da gestão ambiental, visando uma utilização mais eficiente dos recursos nas lojas e armazéns, pelo que, no final de 2023, cerca de 58% da área operacional da MC tinha um sistema certificado pela NP EN ISO14001: 2015.
Adicionalmente, o entreposto da Azambuja possui o certificado para a NP EN ISO14001: 2015 implementado em operações de logística para apoio ao comércio a retalho e por grosso dos negócios da Fashion Division e da Worten.
A Sierra aplica os mais elevados padrões nas suas atividades comerciais e é reconhecida pela sua abordagem sustentável aos edifícios. A Sierra está focada em melhorar a certificação ambiental de todos os projetos em desenvolvimento e ativos em funcionamento, através de esquemas de certificação como LEED, BREEAM, DGNG, ISO 14001 e 45001. Em 2023, 42% dos centros comerciais estavam certificados com ISO 14001 & 45001 e 63% dos nossos ativos tinham as certificações BREEAM in-use.
Assim sendo, a Sonae, através das suas empresas, está comprometida e investe, significativamente, na melhoria contínua da gestão ambiental dos seus negócios.
CertificaçãoAmbiental
51%
área operacional da Worten certificada ISO 14001: 2015
58%
área operacional da MC certificada ISO 14001: 2015
38%
centros comerciais da Sierra certificados ISO 14001 & 45001
58%
ativos da Sierra certificados BREEAM in-use