(AS NOSSAS HISTÓRIAS)
Princípios para o Investimento Responsável
Investir para um amanhã melhor
(visão geral)
Investir para um amanhã melhor
Em 2022, a Sierra aderiu aos Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas (UN PRI), uma rede líder mundial que promove a incorporação dos princípios ESG no processo da tomada de decisões de investimento. Este compromisso público destaca a vontade da Sierra em ser um agente responsável e ético no setor imobiliário e é um testemunho aos seus valores corporativos de longa data. Assim, foram desenvolvidos procedimentos de due diligence, abrangendo as atividades da Sierra (aquisição de terrenos e novos projetos de desenvolvimento, aquisição de edifícios e empresas e operações em ativos detidos e geridos) para integrar os riscos de sustentabilidade e identificar impactos adversos de sustentabilidade nas decisões de investimento, considerando as diretivas europeias relacionadas com o relato corporativo de sustentabilidade que têm como objetivo a maior transparência e supervisão de potenciais impactos e riscos.
A Política de Investimento Responsável da Sierra baseia-se nos seus atuais compromissos com a sustentabilidade e reforça a sua dedicação ao financiamento responsável. Esta política visa integrar os fatores ESG em todas as decisões de investimento e abordar os potenciais riscos de sustentabilidade e impactos negativos das operações da Sierra. Além disso, cumpre os últimos regulamentos da UE, nomeadamente o Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis (SFDR) e o Regulamento de Requisitos de Capital (CRR). Por conseguinte, e em consonância com a nova Política de Investimento Responsável, a Sierra está a atualizar os seus procedimentos de Due Diligence, de forma a incluir uma abordagem de dupla materialidade e para cumprir os mais recentes requisitos regulamentares, como a Diretiva de Relato Corporativo de Sustentabilidade (CSRD) e a Taskforce on nature-related Financial Disclosures (TNFD).
Em 2023, a Sparkfood definiu a sua Estratégia de Impacto, alinhada com os ODS das Nações Unidas, e um Manual de Investimento com os princípios gerais para a sua abordagem de investimentos alinhados com a estratégia. Essas ferramentas têm como objetivo fornecer um enquadramento sobre como a empresa aplica critérios ESG na forma como procura, avalia e executa investimentos, gere os seus negócios e se relaciona com empresas alvo e do seu portefólio. Desde então, a Sparkfood implementou procedimentos de Due Diligence ESG nos seus processos de M&A e começou a trabalhar com as empresas do seu portefólio na definição e progresso das suas agendas de Impacto, alinhadas com a estratégia.